Musica ao vivo, Musica Popular Portuguesa, Musica Tradicional, Artistas da Musica popular, Cantores Populares, Grupos de Musica Tradicional

 

Musica Popular

Aqui tem uma lista de artistas e grupos de musicas populares e/ou tradicional deste nosso Portugal

Artistas / Grupos de musica popularLinks Oficiais
  
7 Saias7 Saias – Grupo Feminino
Adiafa – BejaS | F | G
A Barca dos Castiços – CoimbraY | S | F| E
Andarilhos – BaiãoS | F | Y
Brigada Victor Jara(Grupo de Musica Popular) – CoimbraW | F | B | L
Canário e Amigos (Concertinas) – Viana do CasteloS Y | Augusto Canario no Portal
Coração Minhoto (Guimarães)Banda Coração Minhoto
Farra Minhota Ex-Raízes do Minho (Concertinas) – Viana do CasteloS | Y | A Farra no Portal
Filhos da NaçãoMinho, Grupos de Musica popular, Juvenil
Jorge Loureiro (concertina) Barcelos 
Mar de Pedra (cantares populares) – Vila RealB | Y | W | G+
Minhotos Marotos (Guimarães)Claudia Martins e os Minhotos Marotos
Myrica Faya – AçoresR | F | T
Os 4 Mens (Concertinas) – MinhoY
Pedro Mestre (Viola Campaniça) – AlentejoS | F
Quadrilha – Sebastião AntunesF | Y
Ronda dos Quatro Caminhos (Musica Popular)S | W | B
Tais QuaisO Grupo
Vitor RodriguesVideo ao vivo
Vitorino Salomé – AlentejoF
Xico à portuguesa (Leiria)F | Xico com bailarinas

Musica ao vivo, Musica Popular Portuguesa, Musica Tradicional, Artistas da Musica popular, Cantores Populares, Grupos de Musica Tradicional

 

Wikipedia – A Musica Tradicional

A expressão música tradicional refere-se, geralmente, à música própria que faz parte da tradição de um povo, duma determinada região geográfica e num determinado contexto social, tendo raízes num passado remoto. Fruto de transmissão oral, a música tradicional portuguesa sofre evolução e é permeável aos contatos e influências culturais do exterior (por exemplo, a música tradicional brasileira deriva de música europeia, africana e ameríndia).

A grande característica da música tradicional é a sua indissolução do seu contexto vital. Não nasce como um objecto estético que se valorize e admire por si só, mas sim como uma música funcional associada ao trabalho duro do campo. Existindo apenas como uma memória no seu contexto original, representa a psicologia, um modo de vida de um povo e os fósseis de um passado remoto.

A música folclórica está intimamente ligada à música tradicional e, segundo alguns autores, os dois termos acabam por se confundir. A música popular é, em grande parte, influenciada pela música tradicional – mas constituem géneros distintos… (in wikipedia)

Tags:  Grupos de musica Tradicional, Portugal, Regiões,, Musica ao vivo, Musica Popular Portuguesa, Musica Tradicional, Artistas da Musica popular, Cantores Populares, Grupos de Musica Tradicional