Rusga Típica da Correlhã, Alto Minho – Portugal
video de 01/07/2013
Mega Pic -nic 2013, Praça do Comércio -Lisboa.
Rusga Típica da Correlhã
Rusga Típica da Correlhã – Filme divulgação
Breves momentos de dança da Rusga.
No dia 23 de Agosto de 2002, um grupo de pessoas da Correlhã, decidiu, a título particular, participar num encontro de rusgas que se realizou em Ponte da Barca. O sucesso da participação foi de tal ordem, que ganharam um cabaz como prémio da sua participação.
Posteriormente, participaram, como convidados, no Cortejo Etnográfico das Feiras Novas de Ponte de Lima de 2002, com um carro alegórico alusivo a várias actividades artesanais da Freguesia da Correlhã.
Devido ao êxito destas participações, nasceu a ideia de formar um grupo folclórico.
Compraram-se fatos, convidaram-se instrumentistas, fizeram-se algumas recolhas e começaram-se os ensaios. Dada a elevada adesão ao grupo, imediatamente se pensou na sua legalização. Para o efeito, formou-se uma Comissão Instaladora, elaboraram-se e aprovaram-se os Estatutos, registando-se com o nome de Associação Cultural e Recreativa Corneliana da qual faz parte a Rusga Típica da Correlhã.
Os Estatutos foram elaborados e aprovados no dia 6 de Dezembro de 2002.
Tornou-se membro da Associação de Folclore de Ponte de Lima no dia 30/04/03, data em que pagou a jóia e a quota de inscrição. (in blog oficial em Maio 2015)
Folclore Minhoto
Contactos da Rusga Típica Correlhã
Rusga Típica da Correlhã – Associação Cultural e Recreativa Corneliana
Morada
Rua da Gândara N.º 35 – Correlhã
4990-300 Ponte de Lima – Portugal
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Ponte de Lima
Email’s: [email protected] / [email protected]
Website: www.rusgatipicacorrelha.pt
Tel. +351 914 749 880 / +351 258 742 924
Nasceu oficialmente a 13 de Fevereiro de 2003, na Freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima. Pertence à Associação Cultural e Recreativa Corneliana cujo nome se inspira num senhor romano chamado Cornelius. É membro da Associação de Folclore de Ponte de Lima e sócia da Federação do Folclore Português.
Tradição: As danças e cantares retratam o quotidiano da vida do campo, das festas e romarias da Correlhã e do Concelho de Ponte de Lima.
O Traje: Característico da região de Viana do Castelo. Alguns dos lenços de cabeça tem mais de meia centena de anos, chegando mesmo a haver alguns já com mais de uma centena.